quarta-feira, 7 de maio de 2014

Carta Comercial

 Exemplo/modelo de uma carta comercial




Livro de estilo
Ao Estruturar a carta
·         Letra: Arial 12
·         Espaçamento: simples
·         Texto: justificado
·         Margens: 3cm x 3cm x 3cm x 3cm
  • Cabeçalho: deve conter a informação básica sobre a sua empresa:
    • Logótipo (optativo)
    • Nome completo da empresa
    • Breve identificação da atividade (consultoria, fornecimento de serviços de telecomunicações. . . )
    • Morada
    • Contactos (telefone, fax)
  • Data: escreve-se exatamente por baixo do cabeçalho
  • Dados do destinatário: Escrevem-se à esquerda da folha:
    • Nome
    • Título ou cargo
    • Morada
  • Assunto: Neste ponto deve incluir-se uma breve alusão ao assunto da carta.
  • Saudação: escreve-se sempre à esquerda.
  • Corpo da carta
  • Despedida: escreve-se à esquerda e compõem-se:
    • do nome completo da pessoa que escreve,
    • do seu título ou cargo,
    • da assinatura: sempre feita à mão, imediatamente a seguir à despedida.
Ao Escrever a carta
  • Como iniciar uma carta: No primeiro parágrafo deve fazer uma breve e incisiva exposição sobre o motivo que o levou a enviar a correspondência. No caso de se tratar do fornecimento de um novo produto ou serviço explicar do que se trata e a que tipo de cliente se dirige.

  • O desenvolvimento da mensagem: Este é o espaço destinado a uma explicação mais detalhada sobre as razões que o levaram a escrever a carta dando todas as informações específicas para que o leitor compreenda o seu propósito:
    • Explique as vantagens do serviço/produto/projeto que está a promover.
    • A sua carta terá mais sucesso se focar os aspetos positivos e não os negativos, pois a maioria das pessoas reage melhor a ideias positivas do que a ideias negativas:
    • Dê mais ênfase ao "É" do que ao "Não É";
    • Diga que a empresa "Pode" e "Irá fazer" e não que "Não pode";
    • Comece com Acão e não com pedidos de desculpa ou explicações;
    • Evite expressões que transmitam factos desagradáveis;
    • Se tiver que dar más notícias, coloque-as em segundo plano (ou no fim dos parágrafos), em relação às boas notícias (que devem ficar em locais de destaque);
    • Conceda mais espaço para as boas notícias e menos para as más notícias.
    • Não se esqueça de esclarecer de que forma é que o destinatário poderá entrar em contacto consigo ou responder à sua missiva.

  • Como terminar a carta: Tal como a introdução, o último parágrafo não deverá ultrapassar as quatro ou cinco linhas. É importante agradecer ao leitor o tempo que despendeu com a leitura da sua carta e deve funcionar como um convite para que destinatário o contacte com brevidade.

  • Erros a não cometer:
    • Repetições: o excesso de explicações cansa e incomoda, além de tornar a carta, desnecessariamente, muito mais longa;
    • Parágrafos demasiado longos e palavras rebuscadas: sem cair num estilo minimalista procure que os seus parágrafos sejam breves e diretos;

  • Ideias-chave para uma carta eficaz:
    • Não deve exceder uma página. A mensagem tem que ser a mais breve, clara e direta possível para não dar lugar a equívocos e evitar o enfado do destinatário.
    • A carta deve estar dirigida a uma pessoal específica. Se não conhecer ninguém na empresa, telefone a perguntar o nome e a função.
    • Escreva uma introdução apelativa. Não se esqueça das três funções básicas de uma abertura: convidar, informar e seduzir

Modelos do Office
Para algumas tipologias de carta existem diferentes manuais e recursos online, selecionei os seguintes:
Para Reclamar
Cartas tipo da Deco/Proteste
Uma Brochura da Deco
Para outros fins
Um manual de Filipe Coelho (em várias línguas)

O site Pmelink disponibiliza um conjunto de recursos e de manuais, entre eles um manual de Como elaborar uma carta comercial com eficácia.

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