Livro de estilo
Ao Estruturar a carta
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Letra: Arial 12
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Espaçamento: simples
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Texto: justificado
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Margens: 3cm x 3cm x 3cm x 3cm
- Cabeçalho: deve conter a informação básica sobre a sua empresa:
- Logótipo (optativo)
- Nome completo da empresa
- Breve identificação da atividade (consultoria, fornecimento de serviços de telecomunicações. . . )
- Morada
- Contactos (telefone, fax)
- Data: escreve-se exatamente por baixo do cabeçalho
- Dados do destinatário: Escrevem-se à esquerda da folha:
- Nome
- Título ou cargo
- Morada
- Assunto: Neste ponto deve incluir-se uma breve alusão ao assunto da carta.
- Saudação: escreve-se sempre à esquerda.
- Corpo da carta
- Despedida: escreve-se à esquerda e compõem-se:
- do nome completo da pessoa que escreve,
- do seu título ou cargo,
- da assinatura: sempre feita à mão, imediatamente a seguir à despedida.
Ao Escrever a carta
- Como iniciar uma carta: No primeiro parágrafo deve fazer uma breve e incisiva exposição sobre o motivo que o levou a enviar a correspondência. No caso de se tratar do fornecimento de um novo produto ou serviço explicar do que se trata e a que tipo de cliente se dirige.
- O desenvolvimento da mensagem: Este é o espaço destinado a uma explicação mais detalhada sobre as razões que o levaram a escrever a carta dando todas as informações específicas para que o leitor compreenda o seu propósito:
- Explique as vantagens do serviço/produto/projeto que está a promover.
- A sua carta terá mais sucesso se focar os aspetos positivos e não os negativos, pois a maioria das pessoas reage melhor a ideias positivas do que a ideias negativas:
- Dê mais ênfase ao "É" do que ao "Não É";
- Diga que a empresa "Pode" e "Irá fazer" e não que "Não pode";
- Comece com Acão e não com pedidos de desculpa ou explicações;
- Evite expressões que transmitam factos desagradáveis;
- Se tiver que dar más notícias, coloque-as em segundo plano (ou no fim dos parágrafos), em relação às boas notícias (que devem ficar em locais de destaque);
- Conceda mais espaço para as boas notícias e menos para as más notícias.
- Não se esqueça de esclarecer de que forma é que o destinatário poderá entrar em contacto consigo ou responder à sua missiva.
- Como terminar a carta: Tal como a introdução, o último parágrafo não deverá ultrapassar as quatro ou cinco linhas. É importante agradecer ao leitor o tempo que despendeu com a leitura da sua carta e deve funcionar como um convite para que destinatário o contacte com brevidade.
- Erros a não cometer:
- Repetições: o excesso de explicações cansa e incomoda, além de tornar a carta, desnecessariamente, muito mais longa;
- Parágrafos demasiado longos e palavras rebuscadas: sem cair num estilo minimalista procure que os seus parágrafos sejam breves e diretos;
- Ideias-chave para uma carta eficaz:
- Não deve exceder uma página. A mensagem tem que ser a mais breve, clara e direta possível para não dar lugar a equívocos e evitar o enfado do destinatário.
- A carta deve estar dirigida a uma pessoal específica. Se não conhecer ninguém na empresa, telefone a perguntar o nome e a função.
- Escreva uma introdução apelativa. Não se esqueça das três funções básicas de uma abertura: convidar, informar e seduzir
Modelos do Office
Para algumas tipologias de carta existem diferentes manuais e recursos online, selecionei os seguintes:
Para Reclamar
Cartas tipo da Deco/Proteste
Uma Brochura da Deco
Para outros fins
Um manual de Filipe Coelho (em várias línguas)
O site Pmelink disponibiliza um conjunto de recursos e de manuais, entre eles um manual de Como elaborar uma carta comercial com eficácia.
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