domingo, 11 de maio de 2014

O CV

O Curriculum Vitae (CV) é normalmente a primeira forma de contacto com a futura entidade patronal, por isso, é importante que o Curriculum Vitae desperte a atenção de um eventual empregador desde os primeiros segundos de leitura, e no fim conduzir a uma entrevista com o empregador.


Algumas empresas disponibilizam serviços pagos para a produção de um CV de qualidade, um exemplo é a CV-DNA.

Existem alguns modelos de Curriculum Vitae, procure o que melhor se adapta ao cargo a que se está a candidatar. Hoje em dia o modelo mais utilizado é o Modelo Europeu. Este CV permite que apresente as suas qualificações e competências de uma forma lógica e coerente. Deve incluir as suas informações pessoais, a descrição da sua experiência profissional, a descrição dos cursos de educação ou formação que frequentou, com a média final com que os concluiu e a descrição detalhada das suas competências, adquiridas no decurso da formação, da carreira profissional ou da sua experiencia de vida.
Se escolher o modelo Cronológico, deve apresentar as experiencias profissionais em ordem cronológica decrescente. Este modelo permite expressar os resultados que você atingiu em cada emprego por que passou. Este modelo de Curriculum Vitae é o mais propicio para os profissionais que possuem uma trajectória continua na sua carreira e/ou com experiências anteriores relevantes, visto que este modelo de CV permite uma visão geral do seu desenvolvimento pessoal e profissional.
É ainda de referir o modelo Funcional, pois este modelo de Curriculum Vitae permite-lhe destacar as funções que desempenhou, as suas competências e qualificações, dando menos importância à sua experiência profissional. Este modelo é ideal para criar o seu CV caso alterne períodos de emprego com períodos de desemprego, ou mude de emprego com frequência, ou ainda se está há muito tempo sem emprego e procura reentrar no mercado de trabalho. Pode indicar-se como característica fundamental deste modelo permitir dar menos ênfase às suas características negativas, ou seja as características que não o ajudam a conseguir o cargo a que se candidata.
Estes são os três principais modelos que deve ter em conta quando for elaborar o seu Curriculum Vitae. Procure utilizar o modelo que melhor se adapta ao seu perfil como candidato e ao lugar a que se candidata, sem esquecer de cumprir os requisitos pedidos pelo empregador. Procure salientar os seus aspectos mais positivos em relação a aspectos que não sejam tão positivos.
Contudo é importante ter noção de que não existe um modelo de CV ideal, nem uma “fórmula mágica” para elaborar o seu curriculum.

Sem comentários:

Enviar um comentário